E se temos que ser conscientes, sabemos que a Construção Civil carrega uma parcela considerável de consumo e desperdício dentro da cadeia produtiva. E cabe a nós, profissionais da área, cada vez mais sugerir e especificar materiais e práticas que se adéquem ao conceito de Arquitetura Sustentável, que segundo vemos na Wikipédia, deve sempre se preocupar em prevenir o impacto ambiental que sua construção possa gerar.
Eco home by Lenara Stein featuring a juicy couture tote
Usar materiais certificados, e de preferência que sejam produzidos perto do local de uso, para evitar gastos de transporte. Preferir a utilização de meios naturais de ventilação, projetando edificações que sejam mais eficientes em termos de energia. Painéis fotovoltaicos, energia eólica e solar, aproveitamento de águas da chuva, correto posicionamento da casa (segundo velhos preceitos da arquitetura e que vinham sendo relegados em função do condicionamento mecânico).
- Lista de materiais ecológicos
O Catálogo Sustentável armazena informações sobre produtos e serviços avaliados a partir de critérios de sustentabilidade e selecionados pela equipe de especialistas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVces).
- http://www.catalogosustentavel.com.br/ (fora do ar)
- http://www.ecocasa.com.br/
- http://www.construcaoeficiente.com.br/
- http://mateco.wordpress.com/
- http://www.idhea.com.br/ecoprodutos.asp
Outro problema é o preço. Um achado quando encontramos produtos ecológicos, bons e …baratos. Ou pelos menos que caibam dentro do bolso de um trabalhador. Por que enquanto a proposta ecológica for somente acessível para quem tem muito dinheiro, ela pode servir de vitrina, mas não vai ajudar a salvar a mundo de maneira eficiente. Isso só será possível quando ela puder atingir uma gama bem maior de pessoas.
Este trabalho da Synapsis está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.