O sol nasce a leste e se põe a oeste, neste eixo do nosso planeta. E isto acontece em qualquer lugar, sem nenhuma diferença, em todos os dias do ano, não importa em que latitude ou longitude.
Fonte |
Fonte |
No inverno nosso planeta, por ter seu seu eixo inclinado em relação ao sol, no nosso hemisfério, expõe mais as faces voltadas para o norte. E apenas como curiosidade, pois isto nos afeta muito pouco por aqui, quanto mais próximo dos polos, maior é a diferença entre duração do dia e da noite que esta inclinação provoca.
O arquiteto deve considerar em seu projeto, que o sol da manhã é salutar e saneante para os ambientes, e deve garantir duas horas de incidência em todos os previstos para permanência prolongada, como no caso de dormitórios.
Já o sol da tarde, principalmente na região nordeste, é inconveniente para estes ambientes, pois não tem o mesmo efeito saneante, só contribuindo no aquecimento dos mesmos, e na proliferação de micro organismos e bactérias.
As fachadas a norte são estratégicas, pois como no inverno a trajetória aparente do sol é mais inclinada, as superfícies voltadas para o norte vão receber mais insolação nesta estação, ao mesmo tempo que serão preservadas no verão, quando nosso astro rei passa a pino. Em locais frios as aberturas à norte garantem maior penetração, necessária para o desejável aquecimento durante o inverno, sem fazer o mesmo no verão.
O tratamento das superfícies também pode contribuir absorvendo mais temperatura quando escuro, e menos quando mais reflexivo. O uso de árvores que desfolham no inverno e geram sombra no verão, ou pergolados bem orientados que também podem oferecer o mesmo resultado, são recursos que o arquiteto vai adicionando ao seu repertório para se utilizar na obtenção de condicionamento térmico passivo.”
Análise de luz solar e sombreamento natural sobre apartamento no condomínio Veredas – Synarqs
A insolação é um dos estudos básicos de um bom projeto de arquitetura.
Vejam exemplos de pesquisas em desenvolvimento de equipamentos para auxiliar esse estudo AQUI e de ferramentas computacionais AQUI
Fonte |
Vejam postagens sobre energia solar AQUI, e abaixo um vídeo com uma introdução à Orientação Solar.