ArquiteturaArchitecture
Synapsis brings together different professionals.
The architects formed a working group, Synarqs.
This group focus on pushing the boundaries of the architect’s professional practice, offers free advice in the area and develops projects for relevant causes.
On this page you can learn more about some examples of this initiative.
A Synapsis reúne profissionais de áreas variadas.
Os arquitetos participantes formaram um grupo de trabalho, a Synarqs.
Este grupo busca incidir ampliando as fronteiras da atuação do profissional arquiteto, para causas que abraça, oferece de consultorias gratuitas na área, até desenvolvimento de projetos.
Nesta página você pode saber mais sobre alguns exemplos desta iniciativa.
ICVA 2000 – O que mudou em 15 anos? Leia
O Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB-SP), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-USP/Cebrap), a Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e a Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do…
No centro da cidade de São Paulo, capital do estado homônimo no Brasil, existem dezenas de galerias e passagens, muitas com ótima arquitetura, algumas inclusive reconhecidas como patrimônio arquitetônico da cidade, que poderiam ser interligadas por passarelas na altura das sobrelojas, criando assim uma nova camada de uso e tráfego…
Planejar as cidades não é uma tarefa fácil nesses nossos dias de grande adensamento. O custo de prover com infraestrutura zonas mais afastadas faz com que as urbanidades que já a possuem tenham uma valorização inestimável. Para acomodar a população que cresce é mais econômico e viável aproveitar e qualificar…
-os computadores e a net -arquitetando éticamente o futuro -projetar à distancia -a enfermidade social – apelo à sensibilidade -compromisso social -conclusões deste OS COMPUTADORES E A NET Quando apareceram os computadores pessoais, eles foram assim denominados no mais claro exemplo de individualismo, mas não se desenvolveram nesta direção.…
outras profissões – espaço cedido o consumidor – a presença do arquiteto novas frentes OUTRAS PROFISSÕES Há profissões que se alimentam da realidade. Os jornalistas, por exemplo, tem a obrigação de estar bem informados; não afirmaremos que o façam na realidade, pois não é relevante para este propósito. Os…
arquitetura aleatória? – projetando ARQUITETURA ALEATÓRIA? Se, em busca de uma amostragem atualizada da nossa produção, tomarmos como referência os projetos apresentados em publicações especializadas (estes deveriam ser exemplares), veremos que em muitas revistas de arquitetura não aparece algo tão elementar como a orientação e, quando há uma…
houve um tempo – os estilos – ontem e hoje: não há diferença? a relação com o cliente – o mundo desenvolvido desvalorização do autêntico – emular sim, imitar não valorizando o vernacular HOUVE UM TEMPO “A arquitetura deve servir, agradar e perdurar” — Vitruvio Já há quinze…
fazer arquitetura – o valor agregado um modelo simples e natural FAZER ARQUITETURA Fazer arquitetura é difícil, construir é fácil. Os profissionais arquitetos, em muitos lugares, estão sujeitos a uma insana luta pela sobrevivência, pressionados por constantes inovações técnicas e instrumentos de informática que surgem a cada dia. Além…
papel, papéis – arquitetos estatais – arquitetos funcionários arquitetos professores – arquitetos de arquitetos arquitetos expoentes – arquitetos de rua arquitetos gerentes – arquitetos, enfim PAPEL, PAPÉIS Hoje cabe pensar se acaso devemos tentar definir o papel ou os papéis do arquiteto. Ainda que pareça uma questão semântica, não é,…
ask google O que mudou em 15 anos? Em 2000 o recente advento da World Wide Web proporcionou a realização do Primeiro Congresso Virtual de Arquitetura, o ICVA, quando arquitetos de mais de 30 países puderam, pela primeira vez, trocar informações livremente em tempo real, oportunando uma tomada de consciência…